Benefícios e Propriedades da Canela

27 de junho de 2014

Benefícios e Propriedades da Canela/Receitas de chá de Canela

É muito bom saber que algum ingrediente simples, que sempre temos em casa, é ótimo para a saúde, não é mesmo? Esse é o caso da canela.

A especiaria, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é comumente utilizada para aromatizar doces, mas não é só no sabor que a canela se destaca: hoje sabemos que ela traz diversos benefícios para a nossa saúde.

Propriedades da Canela

A canela possui propriedades carminativas (combate gases no intestino), antiulcéricas e estomacais. Seus azeites essenciais dissolvem melhor os alimentos, além de estimular a salivação e os sucos gástricos. Ajuda também a combater a aerofagia, as digestões difíceis e a acidez, estimulando também o apetite.
A canela também combate bactérias e fungos nocivos. Também se mostra bastante eficaz contra candidíases e úlceras.
Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação de tecidos, entre outros. É uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio.
Combate os radicais livres, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce e do enfraquecimento dos fios de cabelo.
Possui também efeito termogênico: promove o aumento da temperatura do corpo, assim, facilitando a queima das gorduras.
Ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias.
É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo.
Ajuda a combater os sintomas do resfriado.

Consumo da Canela

A principal diferença entre a canela em pau (ou rama) e a em pó, é que a primeira concentra mais o sabor e o aroma. Em termos nutricionais, elas são bastante semelhantes.

A indicação diária de consumo da canela é de um colher de café por dia. A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas, e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá. Apesar de ser benéfica para a saúde, a canela não deve ser ingerida em excesso.

Receitas de Chá de Canela
1. Chá termogênico (acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras)

Ingredientes

3 paus de canela
1 colher (sopa) de chá verde em folhas
½ litro de água
Modo de Preparo

Ferva a água. Desligue o fogo e adicione o chá verde e a canela. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba até 2 xícaras por dia.

2. Chá anti-inflamatório (auxilia em todo tipo de doenças inflamatórias)

Ingredientes

3 paus de canela
3 anis estrelado
2 fatias de gengibre
½ litro de água
Modo de Preparo

Ferva a água. Desligue o fogo e adicione o gengibre, anis e a canela. Tampe e deixe em infusão por dez minutos. Beba até 2 xícaras por dia.

3. Chá relaxante (alivia dores musculares e auxilia no relaxamento)

Ingredientes

2 paus de canela
1 colher (sopa) de erva doce
½ litro de água
Modo de Preparo

Ferva a água. Desligue o fogo e adicione a erva doce e a canela. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba até 2 xícaras por dia.

Share