Andar de Bicicleta

8 de julho de 2014

Dicas de Saúde – Bem Estar – Andar de Bicicleta

Andar habitualmente de bicicleta traz inúmeros benefícios a saúde. A prática vem se tornando cada vez mais comum, já que muitas pessoas estão trocando o estresse do trânsito pela sustentabilidade sobre duas rodas. Para quem está interessado em começar a pedalar, algumas recomendações são válidas. Antes de mais nada, é importante consultar um médico e fazer alguns exames. Só assim você saberá mais sobre seu condicionamento e sua resistência. Os trajetos e o tempo dedicados a prática deverão respeitar sua condição física. Alongamentos, principalmente trabalhando os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço, devem ser feitos antes do exercício. Manter-se hidratado também é fundamental. O bem estar proporcionado atinge o corpo e a mente. Pedalar reduz o risco de enfarte e o mau colesterol em cerca de 50%. Também é um dos melhores antidepressivos. Pessoas habituadas a andar de bicicleta são mais resistentes a depressão e controlam mais fácil a ansiedade.

Andar de Bicicleta – Benefícios

Para quem quer emagrecer a bicicleta pode ser uma grande aliada. Pedalar por 1 hora faz perder entre 300 e 500 calorias. Ela ainda ajuda a fortalecer a musculatura das pernas. Define os músculos, sem necessariamente aumentar a massa muscular. Diminuir o percentual de gordura e deixar a pele mais saudável também são conseqüências da prática do exercício. Além disso, sua saúde agradece. Pedalar melhora a frequência cardíaca, evita a retenção de líquidos, protege seus joelhos, melhora suas costas e ajuda a afastar as infecções, visto que estimula o sistema imunitário. Ufa! Se você ainda não se convenceu, saiba que também aumenta sua capacidade respiratória e acelera seu metabolismo. O bem estar conseguido é geral. Seja por motivos estéticos, por questões de saúde ou por preocupação com o meio ambiente, o hábito de andar de bicicleta é completamente vantajoso para quem o tem.

Andar de Bicicleta – Controlando o Tempo

O tempo que você pedala tem influência direta nos resultados conseguidos. É claro que ele deve se adaptar a sua idade e condição física, mas ter em mente os objetivos desejados ajuda a estipular a duração do exercício. Para melhorar as articulações e a irrigação sanguínea, bastam 10 minutos de pedalada. Em 20 minutos é possível reforçar o sistema imunológico e em meia hora as influências positivas aparecem nas funções do coração com melhoras a nível cardiovascular. Em 40 minutos, ocorre um aumento da capacidade respiratória. Para acelerar o metabolismo lipídico deve-se pedalar durante 50 minutos. Para controlar o peso e o estresse, garantindo um bem estar geral, é necessário se exercitar durante 1 hora.

Share