Roupas de inverno

20 de abril de 2016

Roupas de inverno precisam ser lavadas antes do uso para não causarem alergias

Todo ano, é a mesma coisa: você retira cobertores, edredons e roupas pessoais do guarda-roupa para enfrentar os dias mais frios e começa a espirrar ou tossir. Acreditando ser uma crise alérgica, recorre a medicamentos antialérgicos, que aliviam os sintomas, mas não corrigem a causa do seu problema: os ácaros e o mofo contido nas suas próprias roupas. “Sabemos que todo o tecido que é guardado, mesmo o protegido por uma capa de TNT, acumula ácaros e pode conter mofo. Por isso, antes de usar as peças de inverno, convém levá-las a uma lavanderia para a correta lavagem e higienização”, comenta José Carlos Larocca, presidente do Sindilav.

Larocca conta que, em muitos casos, as lavanderias chegam a lavar a mesma peça duas vezes, para garantir a qualidade final do serviço. “Como as lavanderias domésticas utilizam maquinário e produtos químicos especiais, o resultado fica perfeito. As roupas pessoais e também os itens de cama e banho ficam completamente limpos, livres de ácaros e mofo. E o consumidor evita o desconforto e as complicações de uma alergia respiratória ou de pele”, orienta.

O presidente do Sindilav também fala do perigo de se manter travesseiros, cortinas, persianas, tapetes e almofadas sujos, principalmente no inverno: “As casas ficam mais fechadas e não recebem o calor do sol. Por isso, sem a ventilação adequada, cortinas, tapetes e almofadas acumulam sujeira e pó, além de resíduos de pele de pessoas e animais. É um verdadeiro banquete para os ácaros! É preciso lavar esses itens duas vezes ao ano, pelo menos, principalmente no inverno”, ensina.

Já as toalhas de banho precisam ser colocadas para lavar mais vezes nesta época do ano. “Elas não secam entre um banho e outro e mofam. É preciso lavá-las e secá-las corretamente”, informa.

Larocca também alerta o consumidor para o fato de que quase ninguém costuma lavar os travesseiros constantemente. “Há uma estatística que mostra que um bom percentual – algo entre 20% e 30% – do peso de um travesseiro provém do excremento dos ácaros. A pessoa que deixa de lavar corretamente os travesseiros coloca sua saúde em risco”.

Como lavar os itens pessoais, de cama, banho e decoração:

Depois deste alerta do Sindilav, certamente o consumidor desejará lavar seus edredons, cobertores, travesseiros, toalhas de banho, itens de decoração e peças de uso pessoal. É aí que surge um novo erro. “Colocar um edredom dentro de uma máquina de lavar doméstica é um desastre. Mesmo que o fabricante do equipamento divulgue que isso é possível, a peça não girará corretamente no processo, o que causa danos à máquina e, até pior, não lava, não enxágua e nem torce a peça de maneira adequada. O mesmo acontece com travesseiros, que não secam em casa. É preciso recorrer a serviços profissionais, de lavanderias especializadas, para que se tenha a qualidade garantida”.

José Carlos Larocca fala mais sobre o assunto, com dicas:

1) Todos os dias, a pele humana e de animais descama sutilmente, em partículas invisíveis a olho nu, que ficam presentes principalmente na cama, roupas e também no ar. É desta pele que os ácaros se alimentam, reproduzindo-se aos milhões. Quanto maior for o número de ácaros, mais alergias eles provocarão;

2) O mofo é um micro-organismo que pode ou não ser visível. Isso significa que você pode não ver aquelas manchas de bolor, mas o mofo pode ter tomado a peça toda. E esse é um grande causador de alergias. Por isso, roupas que ficaram guardadas precisam ser lavadas antes do uso;

3) Também não é aconselhável guardar roupas pessoais sujas, ainda que a sujeira não seja evidente ou que você só a tenha usado uma vez. Isso porque o suor e respingos de sujeira (como alimentos, bebidas, pó e até saliva), quando abafados, produzem mofo que pode danificar a peça permanentemente, causando até furos nela;

4) Depois do inverno, quando for guardar as peças de inverno pessoais ou de casa novamente, é preciso que elas passem por outra limpeza. Nunca guarde roupas sujas, mesmo que elas aparentem estar limpas;

5) Se você ama sua peça de couro, trate-a como se estivesse viva. O couro também precisa passar por lavanderia especializada e, em casa, receber ventilação adequada a cada dois meses, à sombra, sob o risco de mofar e furar.

Fonte: Em Pauta Comunicação

Share